Decreto Imperial - Declaração de homenagens a Pedro I e Elizabeth da Áustria-Hungria

 

Decreto Imperial


Pela Graça de Deus e pelo Poder que me é concedido como Regente do Trono Austro-Húngaro,

declaro e Proclamo ao Povo do Império Austro-Húngaro:

Ontem, envolto em profunda tristeza, decretei luto oficial por toda a extensão de nosso amado Império, em memória de dois soberanos que, em vida, nos guiaram com firmeza, sabedoria e amor incondicional.

Considerando a grandeza de suas almas e os feitos notáveis que marcaram seus reinados, é com profundo respeito e reverência que declaro:

1. Pedro I da Áustria-Hungria será eternamente reconhecido pelo título de "O Magnânimo". Sua generosidade, clemência e o espírito de justiça que sempre pautaram suas ações serão lembrados por todas as gerações futuras como exemplo de liderança e humanidade.

2. Kaiserin Elizabeth, sua leal e amada esposa, será lembrada como "A Invicta". Sua força inabalável, coragem diante das adversidades e a profunda devoção ao bem-estar do nosso povo, assim como sua resistência em tempos de provação, garantem-lhe um lugar de honra na história do nosso Império.

Ordeno que, a partir desta data, todas as cerimônias, documentos oficiais e monumentos em sua memória refiram-se a Suas Majestades Imperiais pelos títulos aqui conferidos.

Que o luto oficial seja observado em todo o Império por um período de três dias, durante os quais nossas bandeiras serão hasteadas a meio mastro, e todas as celebrações públicas serão suspensas em sinal de respeito e saudade.

Que nossos corações permaneçam unidos neste momento de dor, e que o legado de Pedro I, O Magnânimo, e de Kaiserin Elizabeth, A Invicta, continue a guiar nossa nação, inspirando-nos a manter vivos os ideais de justiça, coragem e magnanimidade que eles tão nobremente encarnaram.


Dado no Palácio Imperial, sob o selo de nosso augusto Império, no dia 17 de Agosto, ano de 1959.


________________________________________

Regente do Trono Austro-Húngaro  

Pela Graça de Deus e pela Vontade do Povo