Carta Formal - Encerramento do Jubileu de Prata do Império Austro-Húngaro

KAISER PEDRO I
POR MERCÊ DE DEUS E DO SACRO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO
IMPERADOR CONSTITUCIONAL DA ÁUSTRIA-HUNGRIA 

Aos caríssimos súditos e súditas do Império Austro-Húngaro, saudações e paz!

Com muita alegria e júbilo encerramos esse evento celebrativo de muito orgulho para todos nós, pois recordamos não só 1 ano do nosso império, mas recordamos o empenho e a coragem dos nossos antecessores em construir um lugar belo e justo para todos e que tal lugar fosse possível para as futuras gerações. Por isso, quando assumi o trono da Áustria, dou continuidade aos trabalhos e planos dos meus antecessores e construo os meus próprios, tornando a Áustria um exemplo de nação para toda a Europa e também para o mundo. 

Uma monarquia não se faz apenas de uma coroa, apenas de um monarca, mas de todos os cidadãos e cidadãs de bem das nossas nações. Por isso, como principais planos de meta para o meu reinado, eu pretendo investir na educação, economia, cultura, infraestrutura, turismo, reestruturação das cidades, alianças e pactos com diversos países e a entrada em blocos econômicos. Vamos fazer da Áustria uma nação gloriosa e esplendorosa.

Tive a alegria de ter sido coroado hoje, no dia 16 de setembro, exatamente no mesmo dia em que meu pai, Dom Pedro I do Brasil, e minha mãe, Dona Maria Leopoldina do Brasil, foram coroados como Imperadores Brasileiros; tive a alegria de acompanhar a trajetória de lutas, batalhas e conquistas dos meus pais em guiar e proteger o Brasil, e hoje tenho a confiança de deixá-lo nas mãos do meu amado filho, Dom Bertrand I do Brasil, ao qual tenho muito amor, orgulho e carinho. 

Aproveitando o gancho das novidades, quero publicamente e formalmente anunciar que a nossa imperatriz, Elizabeth I, está grávida e esperando uma criança, ela está de 9 meses e traz consigo o novo Arquiduque da Áustria, o sucessor do trono, espera-se que venha um menino; a previsão do nascimento do Arquiduque é de nascer ainda nessa semana. Que Deus o traga com saúde e repleto de bênçãos!

Que a Virgem Maria e Santo Estêvão da Hungria possam interceder por nós e que as bênçãos de Deus, todo-poderoso, desçam sobre nós e encha o nosso coração de amor e esperança. 

VIVA AO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO!
DEUS MANTENHA, DEUS PROTEJA!
INSEPARÁVEL E INDIVISÍVEL!

Dado e Passado no Palácio Imperial de Schönbrunn, em Viena - Capital Imperial, aos 16 dias do mês de Setembro, do ano de 1957.

+Peter I, den Kaiser
Imperador Constitucional do Império Austro-Húngaro