Advertisement

Responsive Advertisement

Livreto Celebrativo - Rito do Funeral do Arquiduque Luís de Habsburgo-Lorena

 


Rito do Funeral do Arquiduque Luís de Habsburgo-Lorena

1. Um encarregado pega um bastão e dá três batidas na porta da catedral.

Bispo: Quem pede admissão?

N*: Luís da Áustria, por outrora Arquiduque da Áustria, Principe Real da Hungria, Boêmia, da Dalmácia, Croácia, Eslovênia, Galícia, Lodoméria e IlíriaGrão-duque da Toscana e Cracóvia, Duque de Lorena, de Salzburgo, Estíria, Caríntia, Carníola e Bucovina, Grão-Príncipe da Transilvânia, Marquês da Morávia, Duque da Alta e Baixa Silésia, da Módena, Parma, Placência, Guastalla, de Auschwitz e Zator, de Teschen, Friuli, Ragusa e Zara, Milão e Veneza, Conde Principesco de Habsburgo e Tirol, de Kyburg, Gorizia e Gradisca, Príncipe de Trentino e Brixen, Margrave da Alta e Baixa Lusácia e na Ístria, Conde de Hohenems, Feldkirch, Bregenz, Sonnenberg, etc., Senhor de Trieste, de Cátaro e de Wendland, Grão-Voivode da Voivodia e da Sérvia, etc., etc.,

Bispo: Não o conhecemos!

2. O encarregado toma novamente o bastão e bate três vezes na porta da catedral.

Bispo: Quem pede admissão?

N*: Sr. Luís de Habsburgo, Cidadão Honorário da Áustria, Filho de Pedro I e Elizabeth da Áustria, Portador de altas e mais altas premiações, ordens e honras do Estado e da Igreja concedidas a ele em reconhecimento à sua luta de décadas pela liberdade dos povos, pelo direito e pela justiça.

Bispo: Não o conhecemos!

3. O encarregado toma novamente o bastão e bate três vezes na porta da catedral.

Bispo: Quem pede admissão?

N*: Luís, um homem mortal e pecador!

Bispo: Então deixe-o entrar!

4. O bispo acompanhado dos ministros com velas nas mãos abrem a porta da catedral e recebe em procissão o corpo do arquiduque.